top of page
  • katiacwt

ESTAR BEM

Seja bem-vindo (a) ao nosso momento ESTAR BEM!


Geralmente, é mais comum encontrarmos a expressão BEM ESTAR, não é verdade? Escolhemos nomear ESTAR BEM por ficar diferente e assim, provocar a sua atenção sobre a importância do tema.


Agora, se esse tema lhe chamou atenção, muito provavelmente você deve estar com problemas para ESTAR BEM! É isso mesmo?


Ah, não é você? É uma amiga, um parente que precisa dessa informação?

Tudo bem!!


Se for você, não se preocupe! Diria que está dentro de uma estatística onde uma grande maioria está tendo muita dificuldade em conseguir ESTAR BEM!


Não é simplesmente responder, no piloto automático, quando lhe perguntam:

- “Olá?Tudo bem com você?”

Geralmente, mesmo não estando tudo bem a gente responde:

-“Tudo bem!”


Então, o primeiro passo é admitir que precisamos entender que, tudo bem NÃO ESTAR BEM! Nem sempre o tempo todo, tudo estará bem!

E para isso uma grande dica, para você buscar ESTAR BEM, é se autoconhecer!

Saber o que te deixa bem, o que não te deixa bem!

Ter o teu PRÓPRIO conceito do que é ESTAR BEM!

Para lhe servir de inspiração, vamos recorrer a Jens Asendorpf e Eugênia Araújo Simão (2004). Eles sugerem a seguinte nomenclatura: em um primeiro nível, o bem-estar se desdobra em uma componente cognitiva chamada de "satisfação com a vida" (em inglês, life-satisfaction) e uma componente afetiva chamada "felicidade" (aqui em sentido restrito, psicológico, em inglês happiness).


Já Ryff e Keyes (1995) propuseram uma outra hierarquia de disposições ligadas ao bem-estar. Segundo eles, podem-se diferenciar seis fatores distintos do bem-estar:[5]


· "Autoaceitação"

· A sensação de se ter "controle sobre o ambiente"

· A sensação de se viver uma "vida cheia de sentido"

· A busca de "crescimento pessoal"

· "Relações sociais positivas"

· "Autonomia"

E então, como ficaria o seu conceito de ESTAR BEM?


Tente completar essa frase: “Para mim, estar bem significa......”

Depois da frase completa, faça uma autoavaliação:


1-Numa escala de notas de 1 a 10, o quão satisfeito você está nesse conceito. Ou seja, quanto você consegue sentir na sua vida diariamente esse estar bem?


2-Qual aspecto do conceito você acredita que se der foco, vai alavancar todo restante?


3-O que você pode fazer, a partir de agora, para melhorar esse item?


Lembrando que não precisamos, e muitas vezes, nem conseguiremos melhorar 100% de um dia para o outro. Mas, se fizermos 1% melhor cada dia, os resultados com certeza aparecerão.



Vou lhes contar a história da Joana, para ilustrar esse exercício de 1% melhor cada dia. Num processo de coaching comigo, ela descobriu que, para melhorar o seu ESTAR BEM, precisaria dedicar-se a fazer uma atividade física. De zero tempo de dedicação, ela colocou como meta de que, a partir do dia seguinte, iria fazer 1h de Yoga (sendo que nunca tinha feito) e mais 15 mim de dança ritmos.


Resultado: no terceiro dia já estava frustrada, pois não tinha conseguido fazer nada e seus sabotadores estavam na “vigilância” pra garantir isso.


Solução: alterou a sua meta para as próximos 3 semanas: de 1h de Yoga diária, para 15 mim e a aula de ritmos 15min para duas vezes por semana.


A partir dessa nova meta, ela conseguiu encaixar na sua rotina e começou a ver os resultados. 1% melhor cada dia! Depois, para o próximo mês, foi aumentando gradativamente a sua dedicação, até chegar na meta final.


Nem todos são como a Joana, tem muitas pessoas que conseguem de imediato. Isso depende de vários fatores (Personalidade, motivadores, sabotadores, planejamento e organização do tempo, enfim...).


Cada pessoa é uma pessoa!


Então, o que você está esperando para realmente ESTAR BEM?

Pense nisso e até a próxima!


Forte abraço!





Kátia Cilene Wirth Tridapalli

Especialista DHO, Coach e PNL

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page