Como construir relacionamentos no ambiente de trabalho em tempos de home office.


Construir relacionamentos no ambiente de trabalho pode ajudar a fortalecer sua carreira. Grandes amizades já nasceram de conversas no cafezinho, nos bate papos no almoço e nas conversas do happy hour e seguiram pela vida.

No entanto, a realidade da pandemia nos obrigou a ficar isolados em casa, a mudar radicalmente nossos comportamentos, adaptar nossa rotina de trabalho e aprender a lidar com os dilemas tecnológicos, uma das consequências disso foi ter que ver nossos colegas somente através das telas, o que afetou diretamente a forma como nos relacionamos com eles. Mas então como fortalecer relações com pessoas que vejo muito pouco ou quase nem conheço? Como ter uma boa convivência, que pode gerar bons resultados para a organização e para os envolvidos também? Algumas atitudes simples podem ajudar...


Comunique-se - Conheça seus colegas, vá além das apresentações das reuniões de boas-vindas, tente conhecer um pouco da realidade do outro, afinal vocês vão trabalhar juntos. Uma boa parceria pode ajudar muito nos prazos de entregas e nos resultados. Mas lembre-se de respeitar o espaço do coleguinha, não é todo mundo que está afim de compartilhar suas histórias.


Evite julgamentos – Para construir relacionamentos duradouros é necessário abrir sua mente para as diferenças e respeitá-las. Cada pessoa tem suas crenças e seus valores, saiba ouvir genuinamente e sem julgamento. Tenha em mente que, o que é comum para você, para o outro pode não ser. Respeite a confiança do outro ao contar algo pessoal.


Seja acessível – Aproveitar os intervalos das reuniões ou happy hour virtual são ótimas formas de conhecer melhor seus colegas, mas não farão de vocês melhores amigos, isso ocorrerá naturalmente, se houver afinidade. Por isso, seja presente, participe, se inclua, converse com as pessoas, não espere para participar apenas quando precisar de ajuda ou for comemorar algum resultado seu ou da equipe.


Cumpra o que promete – Toda relação se baseia em confiança, no trabalho mais ainda. Se prometeu, cumpra. Se ficou de contribuir com alguma atividade, faça. Não vai dar conta? Converse, peça ajuda e assuma sua responsabilidade, só não deixe seu colega na mão sem aviso prévio. Aí não há relação que perdure.

Enfim há muitas outras atitudes que podem ajudar na construção de relacionamentos fortes e duradouros, mesmo em tempos de pandemia, isolamento e home office, se disponha a aprender e verá.


Contribuição:




Kelly Cristina Simão Torres da Costa

Diretora de Conteúdo ABRH Blumenau

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo