Quando falamos em seleção de executivos de alta gestão estamos em um nível onde as habilidades e competências técnicas e acadêmicas já estão bastante reconhecidas pelo mercado. Assim, o que vale nessa busca pelos melhores profissionais C-Levels são outros diferenciais que vão mais além e impactam diretamente nos seus relacionamentos com as pessoas e no modo como lideram e fazem negócios.
Integridade e transparência
Ser íntegro significa ser honesto e isso requer ter a prática coerente com o discurso. É preciso ter coesão entre o que se diz e o que se faz. Além disso, é necessário agir com transparência, prestar contas daquilo que é feito e compartilhar com a equipe. São pontos valorizados hoje em dia, em um mercado onde as marcas empregadoras são importantes e para que elas se estabeleçam e se sustentem é preciso congruência entre as ideias e as ações.
Inovação e aprendizagem contínua
Os profissionais devem ter abertura para o novo e atenção aos movimentos do mercado. É preciso se atualizar e estar disponível para novos aprendizados. É fundamental estar conectado com o seu tempo, saber quais são as novidades e perceber o que inspira as pessoas. O mundo muda muito rápido e às vezes não nos damos conta do que é a ideia central do que está sendo conversado hoje. É necessário buscar novas informações e não ficar à deriva, pois ficar à deriva certamente é ficar para trás.
Plasticidade e capacidade de adaptação
Resiliência virou palavra de ordem nos últimos tempos, mas agora é importante fazer uma reflexão e trocar a palavra resiliência por plasticidade. Resiliência vem de um princípio da física, de ir de um ponto ao outro e voltar para o mesmo espaço. E o que se quer hoje são novos pensares, novos insights. Quando falamos em plasticidade, estamos nos referindo a fazer um movimento, mas voltar para um lugar diferente. Assim, esses profissionais, quando questionados, quando provocados, vão de um ponto ao outro, mas não voltam para o mesmo lugar, e isso tem muito valor nas organizações.
Empatia e liderança humanizada
Executivos de alta gestão precisam ser uma liderança mais inspiradora e que olhem para a equipe como um todo. Devem estar atentos, ter uma escuta ativa sobre as necessidades individuais das pessoas que fazem parte do seu time e contribuir efetivamente para que o seu grupo consiga atingir os resultados. Líderes inspiradores tratam as pessoas com humanidade, estão abertos à diversidade e transformam o ambiente de trabalho num local onde elas possam ser o que realmente são e trazer o que têm de melhor.
Para saber se tem ou não esses diferenciais é preciso muito autoconhecimento. Faça uma análise, peça feedback de outras pessoas para saber quais dessas habilidades você já tem como pontos fortes e quais ainda precisa desenvolver mais para ser um profissional C-level desejado pelo mercado.
Colaboração:
Co-Fundador e Gestor da Keeptalent | Headhunter | Orientador de Carreira | Palestrante | Professor de Graduação e Pós Gradução | Diretor da ABRH-Brasil - Conselheiro da ABRH-SC - Embaixador da DCH no Brasil
Associado ABRH Blumenau, participe do nosso Blog enviando um artigo com seu nome, cargo e sua foto para o e-mail: abrh@abrhblumenau.com.br
Comments