Afinal o que é um RH estratégico?
Nunca se falou tanto da necessidade do RH ser estratégico. São diversos livros, artigos e cursosabordando este tema. Numa pesquisa rápida na internet, você vai encontrar muito sobre o assunto, porém com pouco aprofundamento no tema.
Gostaria então de contribuir, esclarecendo alguns pontos e trazendo este tema mais próximo do dia a dia dos profissionais de RH.
Primeiro começocom“gestão estratégica de RH”, desmembrando as palavras gestãoe estratégia.
Entendemos gestãocomo a definição de objetivos, que envolve o planejar, implantar e controlar. Já estratégia, diz respeito as ações que iremos empreender para alcançar nossos objetivos.É algo direcionado ao futuro.
Quanto juntamos as palavras gestão e estratégia, falamos de planejamento estratégico, de demostrar resultados, orçamento, administrar custos, desenhar políticas e atender as demandas dos clientes.
Quando falamos de estratégia, o RH não existe apenas para rodar a folha de pagamento, fazer um recrutamento e seleção, etc. Claro que são processos importantes, mas precisamos compreender e atuar no RH numa perspectivamacro, que envolva estratégia.
De modo bem genérico,fazer gestão estratégica do RH é como fazer oPDCA (Planejar, Executar, Monitorar e Agir), porém, dentro de um contexto maior, que é o da estratégia.
Com base neste raciocínio, falamos então em planejar as ações estratégicas, executar como o planejado, monitorar os resultados e tomar ações para corrigir e/ou melhorar. Sem um planejamento estratégico de RH, este acaba atuando com a visão de curto prazo, focado somente no operacional, apagando incêndios e atendendo as rotinas do dia a dia.
Ao trazer a estratégia para o RH, eleautomaticamente se aproxima do negócio, atuando alinhado aos objetivos da organização. Logo, oRH entendeda cultura, da identidade corporativa, das demandas e satisfação das partes interessadas.
Por falar em partes interessadas, quais são as do RH? Na verdade, é toda a organização, suas lideranças, colaboradores, terceiros e fornecedores do RH.
Para atender as várias demandas destas partes interessadas, o RH deve ser percebido como prestador de serviços e parceiro do negócio. Um RH que saia de sua sala, converse com as lideranças, colaboradores,que tem clareza do que se espera dele e que age para atender estas demandas. De nada adianta ter projetos grandiosos se eles não forem uma necessidade naquele momento.
Para concluir, um RH estratégico é aquele que:
· Entende o negócio da organização
· Sabe quem são suas partes interessadas e quais suas reais necessidades
· Realiza suas atividades operacionais com qualidade
· Elabora planos de ação e define objetivos para atender as demandas estratégicas
· Prioriza ações
· Monitora e apresenta resultados
· Que não tem medo de utilizar ferramentas de gestão
E por falar em ferramentas de gestão, seu RH as tem utilizado?
Artigo tem a contribuição da Associada ABRH Blumenau:
Katia Aparecida Demeneck
Fonte:
Dave Ulrich...(et al.)- RH de dentro para fora: seis competências para o futuro da área de recursos humanos. Porto Alegre: Bookmann, 2013.
Assis. Valter. RH direto ao ponto. Ser Mais Editora.
KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. A execução Premium. Rio de Janeiro. Campus, 2008.
Planejamento de Recursos Humanos. Maria Diva da Salete Lucena, 1. ed – São Paulo: Atlas, 2014.